Proteção, backup e recuperação de dados: qual a importância dessas medidas em redes empresariais.
22/09/2025
(Foto: Reprodução) Protegendo o ativo mais valioso da sua empresa
Os dados são o ativo mais valioso de qualquer empresa. Perder informações sensíveis por falha de hardware, ataques cibernéticos ou erros humanos pode gerar prejuízos enormes, tanto financeiros quanto legais.
Por isso, implementar uma política de proteção de dados na sua empresa não é mera questão de segurança, mas uma exigência para qualquer organização que deseja se manter sustentável e competitiva no mercado.
Uma estratégia eficiente de proteção de dados deve definir quais dados devem ser copiados e com qual periodicidade, quais meios de armazenamento devem ser utilizados e como eles devem ser recuperados.
Em outras palavras, fazer backups e ter planos estruturados de recuperação de dados é a primeira linha de defesa contra incidentes inesperados.
Por que proteger os dados é tão importante?
Segundo o relatório anual Cost of a Data Breach, da IBM, o custo médio de uma violação de dados no Brasil atingiu R$ 7,19 milhões em 2025. Apesar dos valores astronômicos, os prejuízos de ter dados vazados, roubados ou perdidos não se resumem a perdas financeiras.
A proteção de dados também é essencial para:
Reduzir o tempo de inatividade e evitar a insatisfação dos clientes
Evitar prejuízos com ataques digitais, como a necessidade de ceder às exigências de cibercriminosos
Garantir o cumprimento da LGPD e a conformidade em coletar, armazenar e tratar os dados com responsabilidade
Prevenir falhas humanas, garantindo que exclusões acidentais ou alterações indevidas de arquivos sejam rapidamente corrigidas
Manter preservada a reputação da empresa, a qual pode ser afetada por vazamentos de dados
Backup e recuperação: a dupla essencial na proteção de dados
Enquanto o backup de dados cria cópias seguras das informações empresariais, as quais são armazenadas em diferentes locais, físicos ou na nuvem, a recuperação de dados é o processo de acessar essas cópias quando necessário.
Para uma estratégia de proteção de dados ficar completa, o backup precisa ser eficaz e isso só acontece se a restauração for rápida e confiável.
Boas práticas de backup de dados incluem:
Realizar backups frequentes, de acordo com a criticidade dos dados e as necessidades da empresa, podendo ser diário, várias vezes ao dia ou em tempo real
Aplicar a regra 3-2-1, que implica ter 3 cópias dos dados, armazenar 2 cópias em mídias físicas diferentes e manter 1 cópia em nuvem
4 soluções para reforçar a proteção de dados da sua empresa
A Ligga Telecom oferece soluções de proteção, backup e recuperação de dados em parceria com líderes mundiais no setor e especialistas em proteção digital, garantindo a blindagem da sua empresa contra invasores, além de permitir o acesso rápido às informações comprometidas.
Data center colocation: ambientes preparados para manter equipamentos e sistemas protegidos e disponíveis 24/7
Servidor virtual em nuvem: elimina custos de manutenção e climatização sem abrir mão de processadores de última geração
Servidor dedicado: atende demandas pontuais ou de grande capacidade, com rede de alta disponibilidade
Cloud backup: backup virtual com gestão intuitiva, criptografia e rotinas personalizáveis de acordo com a necessidade do seu negócio
Tudo que não pode parar no Paraná está conectado pela Ligga Telecom. Conheça as nossas soluções de proteção de dados e evite que as informações da sua empresa sejam comprometidas.