O futuro já chegou: conectividade 5G e fibra óptica impulsionam cidades inteligentes
22/09/2025
(Foto: Reprodução) Telecom: a base das cidades inteligentes
O setor de telecomunicações é essencial para garantir a funcionalidade de uma cidade inteligente. Sem uma rede robusta, informações vitais não se transformam em decisões rápidas e precisas, impactando a gestão pública e a vida da população.
Cidades inteligentes são feitas de redes inteligentes porque sensores, sistemas de monitoramento, inteligência artificial, big data e Internet das Coisas (IoT) dependem de infraestrutura de conectividade confiável para otimizar a qualidade de vida urbana.
5G e fibra óptica: velocidade e confiabilidade nas cidades inteligentes
No contexto das telecomunicações, duas tecnologias são essenciais para que as informações fluam sem interrupções e os sistemas urbanos funcionem com a máxima eficiência em uma cidade inteligente: o 5G e a fibra óptica.
A quinta geração da internet móvel não oferece apenas uma conexão mais rápida, garantindo ainda baixa latência — o que permite que dispositivos e sistemas se comuniquem quase que instantaneamente — e grande capacidade para a múltipla conexão de milhares de dispositivos simultaneamente, aumentando a possibilidade das aplicações de dispositivos de Internet das Coisas (IoT).
A fibra óptica, por sua vez, é a espinha dorsal da rede 5G, transmitindo dados próximos à velocidade da luz, com estabilidade e segurança.
Conexão que transforma a cidade
A ação conjunta entre 5G e fibra óptica permite otimizar a vida urbana de diferentes maneiras, tais como:
Tráfego: sensores integrados aos semáforos monitoram o trânsito em tempo real e ajudam a reduzir congestionamentos
Gestão de energia e água: sensores detectam falhas ou consumos anormais, permitindo que as empresas responsáveis pelo abastecimento implementem ações preventivas ou corretivas com agilidade
Segurança pública: câmeras transmitem imagens em alta definição para centros de controle, acelerando a resposta diante de emergências como assaltos e sequestros
Saúde: serviços de telemedicina e transmissão rápida de exames aproximam médicos e pacientes, inclusive nas regiões com pouca disponibilidade de especialistas
Iluminação: postes adaptam a intensidade das luminárias conforme a necessidade e ajudam a detectar falhas na rede elétrica, agilizando as manutenções
A rede inteligente nas cidades permite monitorar o tráfego em tempo real para reduzir congestionamentos.
DIvulgação: Freepik
Conectividade sustentável e de alta qualidade nas cidades inteligentes
A Ligga Telecom está no Paraná inteiro e é pioneira em internet fibra no estado, ajudando a conectar tudo o que não pode parar. Desde escolas — inclusive em áreas rurais e comunidades indígenas — até empresas de abastecimento de água e energia, nós garantimos que a banda larga de qualidade chegue aonde precisa para garantir cidades mais inteligentes, serviços urbanos mais ágeis e cidadãos mais satisfeitos.
Conheça as nossas soluções para a administração pública e garanta que a rede inteligente da Ligga ajude a aumentar a eficiência da sua gestão.