Da França para o mundo: 5 vinhos de Syrah premiados que não são franceses
25/09/2025
(Foto: Reprodução) A Syrah, também conhecida como Shiraz em alguns países como Austrália e África do Sul, é uma uva tinta de casca espessa que costuma produzir vinhos de corpo pleno, com cor intensa e taninos presentes. Oriunda da França, é uma variedade já muito difundida no mundo inteiro. A seguir você confere 5 rótulos, que não são franceses, mas altamente premiados.
A versatilidade da Syrah
A Syrah permite a elaboração de uma ampla gama de estilos de vinhos, desde exemplares mais vivos e frutados até versões concentradas com grande potencial de guarda.
Nos vinhos do Norte do Rhône, na França, por exemplo, a Syrah costuma exibir notas de ameixa, amora, pimenta preta, biscoito e nuances de defumado, cacau e grafite conforme amadurece. Em climas mais quentes, ela tende a revelar ainda mais fruta negra e uma textura sedosa.
Uma das razões da sua popularidade é a versatilidade. A Syrah funciona bem em vinhos de consumo rápido e em blends complexos, especialmente com outras uvas em cortes de grande personalidade.
Em regiões como o Vale do Rhône, ela é a espinha dorsal de muitos rosês secos e de vinhos tintos clássicos, enquanto no Novo Mundo ela se expressa com maior riqueza de fruta e uma estrutura tânica que suporta envelhecimento prolongado. Essa flexibilidade encanta produtores e apreciadores, oferecendo uma gama de estilos para diferentes paladares.
As características da Syrah
Outra característica marcante é a expressividade aromática. A Syrah costuma apresentar notas de pimenta preta, ervas, azeitona, suculentas frutas escuras e, dependendo do manejo, toques defumados, de carvão vegetal, couro e chocolate.
A boa maturação traz maciez aos taninos, mantendo um final longo e memorável. Em vinhedos bem manejados, a uva pode demonstrar uma textura aveludada e uma sensação de plenitude que agrada tanto quem gosta de beber jovem quanto quem investe em envelhecimento em carvalho.
A febre em torno da Syrah também deriva do interesse em terroirs distintos e na capacidade da uva de expressar diferente clima sem perder sua identidade. Em regiões mais frias, ela entrega elegância, acidez vibrante e notas de pimenta verde, enquanto em climas quentes oferece potência, fruta madura e complexidade.
Essa diversidade, aliada à percepção de qualidade e consistência, faz com que a Syrah seja amada por entusiastas que apreciam vinhos com carácter marcante, estrutura sólida e grande potencial de guarda. Confira a seguir cinco vinhos de Syrah premiados, que não são produzidos na França.
Mil Historias Syrah
Divulgação
Mil Historias Syrah é um vinho tinto vegano produzido na Espanha com as melhores uvas Syrah na região da Manchuela. É complexo e com toques amadeirados.
No nariz, apresenta aromas de frutas vermelhas e negras, com notas de especiarias. Em boca, é estruturado, com taninos macios e longo final. Amadureceu por 4 meses em barrica de carvalho francês.
Harmoniza com carnes de caça, pratos condimentados e queijos como Roquefort. Recebeu 90 pontos no Guia Peñin.
Altolandon
Divulgação
Altolandon é um vinho tinto espanhol de alta gama, elaborado com uvas francesas - Syrah, Grenache e Cabernet Franc - e perfeito com comidas de sabores intensos.
Apresenta aromas complexos de frutas maduras com notas balsâmicas. Em boca, é encorpado, apresenta ótima acidez, excelente equilíbrio e tanino marcantes, porém finos.
Amadureceu durante 24 meses em barrica de carvalho francês. A safra 2012, disponível no Brasil, recebeu 90+ pontos no Robert Parker e 93 pontos no Guia Peñin.
Quinta da Viçosa DOC Alentejo
Divulgação
Quinta da Viçosa DOC Alentejo é um vinho tinto português de alta gama elaborado pelo renomado enólogo João Portugal Ramos na região de Denominação de Origem Controlada do Alentejo.
Apresenta aromas intensos de frutos pretos silvestres, especiarias e notas balsâmico. Em boca, é volumoso, equilibrado, com taninos bem presentes e de extrema elegância. O final de boca é longo.
Amadureceu por 12 meses em meias pipas de carvalho francês e americano. A safra 2020 recebeu 92 pontos por James Suckling e 92 pontos na revista Wine Enthusiast.
Tabali Transversal Mezcla de Tintos
Divulgação
Aromas complexos que vão desde florais a frutados, como mirtilos, amoras e groselhas, além de notas de madeira. Em boca, é redondo e frutado com taninos muito macios, final longo, equilibrado e persistente.
Amadureceu 20 meses em barricas de carvalho francês. Acompanha carnes grelhadas e assadas. A safra 2019 recebeu 94 pontos Descorchados e 94 pontos por James Suckling.
Bom Juiz Reserva Tinto DOC Alentejo
Divulgação
O Bom Juiz Reserva é um vinho tinto português produzido com as uvas Syrah, Alicante Bouschet e Aragonez, na Denominação de Origem Controlada do Alentejo.
Apresenta aromas intensos e complexos de frutas maduras como ameixa e cereja, além de notas de especiarias, como pimenta e canela. Em boca, é encorpado, saboroso, com uma acidez refrescante e taninos macios e elegantes, proporcionando um final longo e persistente, com toques de baunilha e chocolate.
Ideal para acompanhar carnes de caça, churrasco e carnes assadas. A safra 2022 recebeu 92 pontos na revista Adega.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.